REFLEXÕES



CRER SEM DUVIDAR!


João - 11

1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
2 E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
3 Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
4 E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
6 Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
7 Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
8 Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?
9 Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
10 Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.
11 Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
12 Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
13 Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
14 Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
15 E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.
16 Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
17 Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.
18 (Ora betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios.)
19 E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.
20 Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
22 Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
24 Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
27 Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.
28 E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.
29 Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.
30 (Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)
31 Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.
32 Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
33 Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
34 E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
35 Jesus chorou.
36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

No texto acima podemos entender por alegoria que a pedra é a dúvida no coração, pois até mesmo os que amavam e criam em Jesus duvidavam, quando Lázaro estava doente Jesus mesmo sabendo não foi ao seu encontro e depois que ele morreu, Jesus disse: "vamos ver Lázaro, pois ele dorme" e seus discípulos não entenderam, então responderam: "Se dorme é porque deve estar melhorando". Então, Jesus revelou que Lázaro estava morto e voltando foi recebido pelas irmãs do morto e as duas disseram a mesma coisa: "Se tu estivesse aqui meu irmão não morreria". Nisso se entende que por mais que pareça tarde Deus sempre faz tudo na hora certa e no momento certo. Por último, Jesus agradece ao Pai e diz: "Lázaro vem para fora", assim Jesus mostrou que não importa de que forma esteja a pessoa, quando chega a hora de Deus manifestar a sua glória, Ele chama os seus pelo nome, porque Ele conhece seu povo e o seu povo quando houve a sua voz obedece e vem para fora para encontrar-se com Ele.





FIDELIDADE
Os propósitos de Deus vão além do que nossos olhos carnais podem ver, por isso devemos sempre confiar que Ele tem o melhor para nossas vidas e que as dificuldades aparentes não significa que tenha se esquecido de nós, pois se José filho de Jaco não tivesse acreditado e deixado Deus guiar seu caminho ele não teria se tornado governador do Egito e sua família teria morrido de fome, mas ele depois de ter sido jogado no buraco, foi vendido como escravo pelos seus irmãos mais velhos e levado para uma terra distante da sua parentela onde não havia ninguém que pudesse ajuda-lo fisicamente, mesmo assim ele confiou em Deus e manteve firme seu coração na consciência de que Deus guardava o melhor pra sua vida e no momento certo se revelaria, e se tornando mordomo de Potifar fez o seu melhor em tudo que lhe era imposto pois ele ainda era escravo, quando a esposa de potifar tentou seduzi-lo, não fraquejou, mesmo sabendo que ela influenciaria Potifar para que o mata-se, embora ele não o tenha matado mandou-lhe para prisão onde mais uma vez ele mostrou o perfil de um verdadeiro servo de Deus e em tudo que fazia dava seu melhor e assim até os presos que estavam junto com ele se beneficiaram do amor que Deus tinha por ele, pois ele passou a administrar a prisão e todos passaram a ter fartura mesmo em uma cadeia, assim Deus o honrou e no momento certo José foi levado a presença de Faraó e interpretou seus sonhos informando de que aconteceria uma grande fome naquela região e que era necessário juntar alimentos ou do contrario pereceriam e Faraó o instituiu governador do Egito só estando abaixo do próprio Faraó e todos naquele lugar estariam abaixo dele incluindo Potifar e sua esposa, e no momento que a fome prevista chegou eles estavam preparados e até os povos vizinhos se beneficiaram pois o que José guardou supriu as necessidades do povo do Egito e sobrou, dentre os estrangeiros que buscavam comprar comida ele recebeu seus irmãos, os mesmos que o venderam como escravo, mais uma vez ele mostrou o perfil de quem ama a Deus e os recebeu e mandou buscar seu pai e todos seus parentes, e perdoou seus irmãos e não guardou ressentimentos por que entendeu que em tudo Deus estava com ele.

Assim como José foi fiel e acreditou em Deus, não vendo sua vida conforme a situação pelos olhos da carne, mas pelos olhos espirituais seguiu firme no seu proposito, nós, nos dias de hoje, onde Jesus Cristo nos trouxe uma excelente salvação e nos deu a graça de Deus, devemos acreditar e confiar muito mais ainda que, aquele que foi fiel na vida de José, tem o melhor para nossas vidas.

Aquele que vê com os olhos espirituais reina em vida em todas as situações!!!